Cliente: Prefeitura de Indaiatuba
Alertar a população de Indaiatuba sobre o perigo da dengue.
Apesar das fortes campanhas, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya ainda continua fazendo vítimas no país. E para alertar toda a população da cidade, em especial as pessoas que sabem como se proteger, mas não combatem a dengue por motivos diversos, especialmente o descaso com a seriedade do problema, a Prefeitura de Indaiatuba solicitou a criação de uma campanha diferenciada.
Conforme a solicitação, apresentamos uma estratégia de campanha que, além do conteúdo tradicional, também incluía uma ação promocional. Nosso planejamento serviu como auxílio a um processo de comunicação que pressupôs a dengue como doença endêmica, cuja proliferação tem ocorrido, ano após ano, de inúmeras formas, e na maioria dos casos no interior dos domicílios onde o poder público tem alcance bastante limitado. E nesse ambiente desfavorável, onde (por parte da sociedade) a recepção dos conteúdos expressos nas inúmeras campanhas de dengue realizadas até o momento tem sido cada vez menor, nosso objetivo foi aumentar o controle sobre a emissão de nossas mensagens buscando maior efetividade em sua assimilação. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma matriz abrangente capaz de captar as variáveis do cenário onde atuaríamos. Direcionamos nossa campanha para o público geral e a ação promocional ao segmento da população de Indaiatuba de menor faixa etária. Para atingirmos toda a população da cidade, foram criadas e veiculadas as seguintes peças: anúncio em formato ½ página veiculado em 5 jornais da cidade, 15 faixas afixadas em locais públicos, e 10 placas de outdoor veiculadas na segunda quinzena de janeiro. No caso da ação promocional, escolhemos o segmento populacional de menor faixa etária como público-alvo pela facilidade de abordagem através da rede municipal de ensino, facilidade na assimilação de novos conteúdos e por ser um potencial formador de opinião dentro do ambiente doméstico.
Atualmente, ensinar o conteúdo disciplinar não é a única função da escola. Enquanto instituição formadora, deve viabilizar formas de acesso ao lazer, à cultura e às práticas esportivas, permitindo a integração mais efetiva dos alunos na sociedade. Nesse sentido, o teatro tem um papel importante na vida dos estudantes. Devidamente utilizado, auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente, despertando o gosto pela leitura, promovendo a socialização e, principalmente, melhorando a aprendizagem dos conteúdos propostos pela escola. Além disso, sob a perspectiva da obra de arte, o teatro também incomoda porque faz repensar e querer modificar a realidade instaurada. E se o nosso foco é justamente esse, incomodar, modificar a realidade estabelecida pela proliferação da dengue, então nada melhor do que a comédia para isso. Enquanto gênero teatral, a comédia provoca o efeito do riso às custas da ridicularização das personagens, trazendo uma crítica de ordem social sobre costumes e hábitos. Ela também gera no espectador a reflexão sobre si mesmo e o mundo que o cerca, ato imprescindível para uma convivência social acima da alienação. E por ser o teatro uma forma de expressão que permite a alguém presenciar um fato acontecido em qualquer tempo e lugar, já que ali se revive o sentimento do acontecido, as personagens têm sua função reconstituída através do entendimento do próprio texto. Portanto, nossa mensagem foi compreendida e vivenciada, e sua premissa percebida e trabalhada como uma nova leitura da dengue para os alunos da rede municipal de ensino.
Associada a um material gráfico (20.000 filipetas) distribuído aos alunos, e a um jingle usado como trilha sonora, a peça teatral foi apresentada no mês de fevereiro de 2015 em 27 EMEBs (Escolas Municipais de Ensino Básico) para mais de 16 mil estudantes, tornando-os agentes multiplicadores de seu conteúdo. E conforme divulgado pela Prefeitura de Indaiatuba, todo o trabalho realizado (incluindo as apresentações teatrais) tornou a cidade uma referência de combate à dengue, na região e no país.