Há quem prefira sossego em um lugar longe das grandes agitações, repleto de natureza e, principalmente, silêncio. Mas os amantes da folia que vão se divertir nos bloquinhos de rua precisam se atentar para evitar furtos, perdas ou golpes no cartão. É uma ação que tem se tornado comum, já que os criminosos aproveitam a distração e o excesso de álcool consumido pelo público.
Mesmo com o reforço de policiais e guardas municipais, e também uma operação mais rigorosa com câmeras de segurança espalhadas por pontos movimentados da folia, seguir algumas dicas é muito importante para garantir a diversão do começo ao fim da festa.
Os cartões de débito e crédito se tornaram grandes aliados de qualquer consumidor, e usá-los no dia a dia é uma prática bem comum. Como muitas pessoas não carregam dinheiro em espécie, os cartões facilitam as compras. E é nesse momento que precisamos ter cuidado.
Primeiro, os documentos devem ficar protegidos em um local seguro, inibindo os assaltos. Evite bolsos em calças ou bermudas, e prefira as pochetes com zíper. Na hora de pagar, acompanhe toda a transação, desde o momento da entrega do cartão ao vendedor até a confirmação de pagamento. Verificar se o valor está correto é outra recomendação.
O Nubank, por exemplo, dá dicas para personalizar o cartão com adesivos, fitas e outros acessórios que permitam identificar que aquele é o seu cartão. Esse cuidado é importante, porque muitos golpes consistem em entregar cartões diferentes daquele que foi usado para efetuar a compra.
Um método bem prático é ativar as notificações de SMS no celular para que toda as transações sejam automaticamente enviadas ao aparelho. Dessa forma, é possível acompanhar tudo o que foi gasto.
Se o pior aconteceu, e seus pertences foram furtados ou roubados, entre em contato com o banco e peça o bloqueio imediato dos cartões, e registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet.
Agora, é só usar as dicas e cair na folia!
Com um curto período no dia para os afazeres domésticos, muitos clientes mudaram a rotina através de pedidos virtuais. Mas não é só eles que ganham. A empresa, sobretudo o iFood, vem registrando um expressivo aumento nos últimos anos.