Analise o tempo de atuação da agência, mas não se engane pelos anos nessa pesquisa. Como o Marketing Digital é um campo recente, é comum algumas agência não ter muitos anos de experiência. É preciso estar atento, principalmente em relação ao seu conhecimento de propaganda e marketing como um todo.
Mas vários anos de atividade também demonstram uma forte consolidação no mercado de comunicação. E as agências com mais tempo também têm mais trabalhos para você analisar.
As empresas novas, principalmente as nascidas no século 21, estão inteiradas com as novas tecnologias e upgrades do Marketing Digital. Mas a pouca experiência, fraca atuação no mercado offline ou um portfólio fraco pesa bastante contra.Por isso, é muito importante prestar atenção nos diferenciais da agência. Pesquise e saiba como a empresa começou e se atualizou. Qual o currículo dessa agência, quantos funcionários trabalham no empreendimento, onde fica o empreedimento são alguns questionamentos que fazem determinadas agência ganharem força no mercado publicitário.
Outro ponto interessante é checar os resultados obtidos pelos trabalhos com diferentes clientes. Elas transmitem credibilidade às agências, servindo como ponto de referência. As premiações também são importantes mas é preciso colocar na balança o que é mais importante, prêmios ou resultados para a empresa?!
E nada como uma boa pesquisada no Google e Portais de Notícia para encontrar informações importantes sobre cada agência.
Estudar o mercado é decisivo para destinar recursos de forma correta e reduzir investimentos em alvos errados.
Analisar é ver o todo e segmentá-lo em partes menores até que se chegue a uma descrição clara de cada parte para se ter uma ideia concreta do todo. Mercado é um dos conceitos mais amplos que existe: ele pode ser o local físico ou virtual onde se oferece os produtos e serviços, mas também pode ser o encontro da oferta com a demanda, no conceito econômico.
Mercado em crescimento, em queda, estagnado, favorável ou de risco. Há diversos adjetivos para o mercado, mas ele sempre define como uma empresa deve lidar com os desafios e oportunidades que surgem sob uma óptica mais sistemática. A estrutura e o funcionamento de um mercado devem definir o caminhar da empresa em busca de sua melhor performance.
E para se ter Inteligência de Mercado, questões importantes devem ser respondidas:
QUEM CONSTITUI O MERCADO?
Além de conhecer o público-alvo, é necessário dimensionar, quantificar e ter essa informação sempre atualizada.
O QUE O MERCADO COMPRA?
É preciso estar atento e ser rápido no atendimento das necessidades do cliente.
POR QUE O MERCADO COMPRA?
Para descobrir o motivo é necessário perguntar, pesquisar, escutar o que cliente diz e a coerência que ele demonstra no ato da compra. Vale lembrar que a emoção tem um papel importante no processo de decisão.
QUANDO O MERCADO COMPRA?
É muito importante ter planejamento e preparo para a sazonalidade, os picos e também os vales do mercado.
ONDE O MERCADO COMPRA?
O ponto de venda deve sempre ser estratégico. Aspectos visuais da fachada, vitrine e exposição de mercadorias podem ser decisivos, assim como acessibilidade e segurança. Mas as redes sociais, além das lojas Virtuais também são opções muito atrativas e de menor investimento.
Uma agência capacitada não pode focar em apenas atender no meio digital. A comunicação integrada é uma das chaves para o sucesso das campanhas publicitárias.
Uma campanha publicitária é um conjunto de esforços de propaganda e marketing com o objetivo de promover uma marca, produto, serviço ou ideia.
Ou seja, são utilizadas diversas táticas e meios em uma mesma campanha, cada uma com suas características e objetivos específicos.
Uma campanha integrada é composta por diversas táticas em um mesmo vetor estratégico. Todas as peças de rádio, TV, jornal, revista, outdoor, mídias sociais, Rede de Pesquisa, Display, entre outros, falarão a mesma língua. Isto é muito importante para que a mensagem seja consistentemente gravada na mente do consumidor.
Para elaborar uma campanha integrada de marketing, é preciso pensar estrategicamente, montando um planejamento baseado no posicionamento da empresa , pensando na continuidade da campanha, para que o público consiga identificar sua marca sempre que se deparar com seu posicionamento.
Não é necessariamente obrigatório, mas é altamente recomendável. Uma equipe capacitada é responsável por todo planejamento e produção da campanha. Quando temos poucos profissionais capacitados lidando com partes diferentes de uma mesma campanha, é natural que haja dificuldade em utilizar o mesmo tom de linguagem, elementos gráficos, etc. Nessas situações, caberá ao departamento de Marketing da empresa a função de alinhar as diferentes partes e garantir a integração.
Durante a ida ou até mesmo na volta do trabalho, você escutou um anúncio na rádio e não entendeu nada da mensagem. Nesse anúncio da rádio, os anunciantes não sabiam o que queriam vender, nem o que estavam falando. Mas quando você viu a campanha na TV, entendeu a mensagem. Por incrível que pareça eram exatamente os mesmos textos.
Isso é extremamente errado. O receptor da mensagem não precisa depender de outro meio de comunicação para compreender a mensagem. A mensagem precisa se adequar ao meio.
Como desenvolver uma campanha integrada de comunicação?
Como já falamos durante o texto, o ideal é você ou sua empresa contratar uma agência de propaganda e marketing com experiência de mercado. Essa agência deve ter a expertise e um bom currículo para criar a sua campanha.
Apesar disso, vamos dar mais 3 dicas para o desenvolvimento de uma campanha:
Felizmente, agora que você sabe um pouco mais sobre a importância e dificuldade de elaborar uma campanha de comunicação, aproveite para aproveite para entrar em contato com a Opus Agência e saber como nós podemos ajudar você com suas campanhas publicitárias.
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